João César Mattogrosso participa de solenidade em homenagem aos trabalhadores indígenas da Capital
  • Reading time:3 mins read
  • Post author:

Evento aconteceu em alusão ao Dia dos Povos Indígenas, celebrado neste 19 de abril

O trabalho e a trajetória de homens e mulheres indígenas de Campo Grande foi enaltecido na manhã desta terça-feira (19) – Dia dos Povos Indígenas, durante um café da manhã com entrega de certificados ocorrida na Feira Indígena, localizada na Praça Oshiro Takimori, em frente ao Mercadão Municipal. 

A iniciativa é da Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura (Secic), através da Subsecretaria de Politicas Púbicas para a População Indígena, em parceria com a Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul). 

O vereador João César Mattogrosso (PSDB), que durante 11 meses foi titular da Secic, participou do evento e reforçou a importância das políticas públicas para os povos indígenas.

“Reconhecer os primeiros habitantes do nosso país é reconhecer a nossa história. Mais que uma festa, essa iniciativa é um ato político, para refletir e avançar ainda mais no desenvolvimento de ações para esta pauta. À frente da Secic, conheci mais de perto a realidade de vocês e reforço o comprometimento do Governo do Estado com as políticas públicas para as comunidades indígenas do nosso Mato Grosso do Sul. Vamos seguir nesta luta para avançarmos cada vez mais”, afirma o vereador.

Feirante na Praça Oshiro Takimori há 40 anos, a artesã Élida Fátima Antônio agradeceu a oportunidade de se qualificar através dos programas do Governo, e, assim, conquistar novas oportunidades.

“Fico muito feliz com essa atenção que a Secic e que o vereador João César Mattogrosso tem pela nossa comunidade. Todos os cursos são bem-vindos, porque quando aprendemos mais, trabalhamos mais”, relata.  

Liderança indígena e gestor administrativo na Subs Indígena, Aguinaldo Terena, detalhou a importância da atenção aos feirantes, que há mais de 50 anos se dedicam pela manutenção das raízes culturais indígenas, além de colaborar com o desenvolvimento da cidade.

“Nossas bisavós começaram esse movimento de resistência e hoje conseguimos atuar junto ao Governo do Estado, que investe em nosso trabalho e cultura. Enquanto secretário da Secic, o João César Mattogrosso contribuiu com a nossa luta e fez a diferença no Governo. Graças a ele, hoje temos abertura e somos ouvidos e como vereador ele continua nos dando toda atenção”, afirma.  

Com mais de 80 mil indígenas, Mato Grosso do Sul possui a segunda maior população do Brasil, que estão presentes em 30 dos 79 municípios, das etnias Atikum, Guarani, Guató, Kadiwéu, Kaiowá, Kinikinau, Ofaié e Terena. O comércio na Praça Oshiro Takimori é tradicional pelo trabalho indígena, sendo um espaço para comercialização de suas produções, valorização da cultura e preservação da história.

Participaram da solenidade desta manhã, o secretário-adjunto de Cidadania e Cultura, Eduardo Romero, subsecretário de Políticas Públicas para a População Indígena, Fernando da Silva Souza, o diretor-presidente da Fundesporte, Silvio Lobo, e representantes das aldeias indígenas da Capital.

Elci Holsback

Assessoria de Comunicação

0 0 votes
Avaliação
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários